7 de dez. de 2013

Tudo em resumo : Chocolate

Chocolate : 

fonte: Wikipédia ! Para mais informações clique aqui

chocolate é um alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau. Sua origem remonta às civilizações pré-colombianas da América Central. A partir dos Descobrimentos, foi levado para a Europa, onde popularizou-se, especialmente a partir dos séculos XVII e XVIII. Contudo, em função das necessidades climáticas para o cultivo do cacau, não é possível o seu plantio na Europa e por isso as colônias americanas de clima tropical úmido continuaram a fornecer a matéria-prima. Atualmente os maiores produtores estão na África Ocidental.
O chocolate tal como é consumido hoje é resultado de sucessivos aprimoramentos realizados desde o início da colonização da América. O produto era consumido pelos nativos na forma duma bebida quente e amarga, de uso exclusivo da nobreza. Os europeus passaram a adoçar e a misturar especiarias para adequá-lo ao seu gosto. Com o desenvolvimento dos processos industriais e técnicas culinárias, surgiu o chocolate com leite e depois na forma de um sólido. Atualmente, é encontrado em diferentes formas que vão desde o sólido, como o chocolate em pó, as barras, os ovos e os bombons, e líquido, como achocolatado ou chocolate quente. Além de ser consumido puro, é também ingrediente de um grande número de alimentos como bolos (tortasbiscoitos, etc.), moussessorvetes e outros doces.
Paralelamente, o chocolate passou a ser associado a determinadas festividades, como por exemplo a Páscoa. Além disso, com as descobertas científicas, foram conhecidas algumas propriedades que o relaciona, especialmente na versão amarga, à saúde humana. Contudo, o mesmo não se aplica a diversos animais domésticos, para os quais pode chegar a ser tóxico.

Caracteristicas do Cacau!

Magnésio Ferro Cromo Anandamida (narachidonoylethanolamina) Theobromina Antioxidantes
Manganês Zinco Cobre Vitamina C >>Mais informações aqui 

Cacau contém mais magnésio do que qualquer outro alimento. Magnésio é um dos grandes minerais alcalinos. Ele auxilia no funcionamento do coração, cérebro e sistema digestivo (combate a constipação digestiva)! Contém 314% da dosagem diária de ferro recomendada pelo governo americano (U.S RDA) em cada 28 gramas!É uma endorfina que o corpo humano fabrica naturalmente após exercício físico. Anandamida foi encontrada apenas em uma planta – Cacau contém cerca de 1% theobromina. Theobromina é uma substancia bactericida eficiente que elimina o Streptococcus mutans (o principal organismo que provoca cáries dentárias). 
Contém a maior concentração de antioxidantes que qualquer outro alimento natural do planeta terra. Estes incluem polifenóis antioxidantes, catequinas, e epicatequinas. Em peso, cacau tem mais antioxidantes do que o vinho tinto, mirtilos, açaí, romã, e goji e combinados.
manganês é um micromineral essencial.Zinco desempenha um papel crítico no sistema imunológico, fígado, pâncreas e na pele. Adicionalmente, o zinco está envolvido em milhares de reações enzimáticas em todo o corpo.Cobre é encontrado naturalmente em plantas com vitamina C. No corpo humano, o cobre ajuda na formação saudável do sangue.Apenas o cacau natural, cru, contém vitamina C. Nem cozido ou processado o chocolate tem esta vitamina. Em 28 gramas de nibs de cacau supre 21% da dosagem recomendada pela U.S. RDA de vitamina C.


Chocolate(Cacau) Engorda ?

Amêndoas de cacau contem de 12% a 50% de gordura (baixo, comparado com outras amêndoas) dependendo da variedade e das condições de cultivo. Nosso cacau natural tem cerca de 40% de gordura. Não existem evidências de que o consumo de cacau propicia obesidade. Ao contrário, cacau é uma fonte de perda de peso devido ao seu extraordinário perfil nutricional, com minerais e moléculas que fazem cessar o apetite.
Mito ou verdade : 

O chocolate ajuda ao bom humor  VERDADE


O chocolate causa acne MITO


Chocolate provoca a cáries MITO


O chocolate é nutricionalmente pobre MITO


O chocolate faz aumentar o colesterol MITO


O chocolate ajuda a melhorar a concentração VERDADE


O chocolate engorda  DEPENDE

 Fonte : clique aqui 

Espero q tenham gostado do post super resumido ! HAHAHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Por Bia Rodrigues | Sonhar Nunca Desistir ! ©